Páginas

7.12.08

Free Jazz

Free Jazz ou "New Thing", como foi chamado mais tarde, é um estilo de jazz criado nos Estados Unidos da América, por músicos afro-americanos como John Coltrane e Rashied Ali, originário do Bebop, e que propunha uma liberdade de improvisação musical total do músico e de uma diferenciação de atitude musical da música produzida pelos anglo-americanos.

Tinha influência da música contemporânea produzida pelo compositor americano John Cage e conceitos musicais como atonalismo ou música aleatória. Vários músicos internacionais seguiram esta tendência durante as décadas de 1960 e 1970 , principalmente aqueles que ideologicamente se identificavam com a questão do Movimento dos Direitos Civis nos EUA àquela época. Incluem-se músicos como o argentino Gato Barbieri, os ingleses John McLaughlin e Tony Oxley, a austríaca Das erste Wiener Gemüseorchester, os americanos Sun Ra e o brasileiro Hermeto Pascoal entre os mais representativos no mundo.

Com o Free, o jazz incorporou conquistas estéticas da arte de vanguarda dos anos 60, o Bebop, como a música atonal e aleatória e o happening. O Free Jazz ou "New Thing" nasceu "oficialmente" com o famoso disco de 1960 (intitulado precisamente Free Jazz), onde se ouve o quarteto duplo liderado por Ornette Coleman (sax alto) e Eric Dolphy (clarinete-baixo), no qual participaram músicos importantes: Charlie Haden e Scott LaFaro aos contrabaixos, Don Cherry e Freddie Hubbard aos trompetes, Ed Blackwell e Billy Higgins nas baterias. Não obstante, podemos identificar precursores do gênero free, como Charles Mingus, com seu conjunto nos anos 50 e 60, John Coltrane nos anos 60 e principalmente Cecil Taylor, já em meados dos anos 50. (Na verdade, alguém poderia sustentar que Taylor é o verdadeiro "inventor" do free jazz).
durante as décadas de 1960 e 1970 , principalmente aqueles que ideologicamente se identificavam com a questão do Movimento dos Direitos Civis nos EUA àquela época.
No free jazz, a ênfase está na improvisação coletiva. Os músicos não estão presos a temas, nem a padrões de fraseado convencionais, nem à harmonia tonal; em vez disso, eles se valem de acordes e pequenas células combinadas de antemão para se coordenar entre si e se orientar dentro da textura sonora. Por ter uma estrutura extremanente livre e atonal, o free jazz é uma música que nem sempre se deixa escutar facilmente. Incluem-se músicos como o argentino Gato Barbieri, os ingleses John McLaughlin e Tony Oxley, a austríaca Das erste Wiener Gemüseorchester, os americanos Sun Ra e o brasileiro Hermeto Pascoal entre os mais representativos no mundo.

EXPOENTES
Anthony Braxton
Cecil Taylor
Charles Mingus
Charlie Haden
Freddie Hubbard
John Coltrane
Ornette Coleman

Fonte: Wikipedia
E Jazz

Como dito, por ser atonal e aleatório, nem sempre é fácil de se escutar
O Lollipop de hoje vem com o sax tenor do Anthony Braxton, em dois cd:


Woodstock Jazz Festival
Impressions




Anthony Braxton - Town Hall (Trio & Quintet) 1972 (1992)


Download parte 1
Download parte 2

fonte: Sonora Aurora






Anthony Braxton - Six Monk´s Compositions (1987)


Download

fonte: Catastrópicos

Nenhum comentário: